O Centro Social da Paróquia da Lage, surgiu em 1989 com a resposta social ATL (Atividades de Tempos Livres), ficando a funcionar no Salão Paroquial.
Foi registado em 26 de novembro de 1990, lavrado pela inscrição nº 51/91, a fl. 139 vº do livro nº 4 das Fundações de Solidariedade Social.
Em 1991, com doação de um terreno para fins de utilidade pública, foi o ponto de partida para se pensar na construção do edifício sede do Centro Social.
No ano letivo 1994/1995,houve um protocolo entre o Centro Social da Paroquia da Lage e a Junta de Freguesia da Lage, com a finalidade de ceder as instalações para o funcionamento provisório do ATL, uma vez que, o salão paroquial precisava de obras.
Em 1996, o Centro Social, para além de dar resposta à Infância, criou condições na cozinha para fornecer almoços a pessoas idosas mais necessitadas.
Em 1997, com a necessidade de dar resposta às famílias no apoio às crianças dos 3 aos 6 anos, surge a resposta social Componente de Apoio à Família.
Perto do final de 2003, o edifício do centro social ficou construído o que permitiu pôr em funcionamento várias valências.
Em dezembro do mesmo ano, dá-se a mudança das valências que estavam a funcionar na junta de freguesia (A.T.L e da Componente de Apoio à Família), para o novo espaço.
Em janeiro de 2004, entrou em funcionamento a creche, e posteriormente o Apoio Domiciliário (SAD).
Em 2006, perante um número significativo de pedidos de alojamento para pessoas idosas, surge um lar, para 11 idosos. Havendo uma grande lista de espera, em 2010 a Estrutura Residencial para pessoas Idosas, (ERPI) foi alargado para mais 16 idosos.